27 de nov. de 2010

* "há um mau gosto na DeSoRdEm de viver!"

"Compreende-me porque eu não estou me compreendendo"

Dia 23/11/10: data comemorativa > terminei d ler o livro "A paixão segundo G.H." de Clarice Lispector.
É um livro mt,mt,mt profundo onde não há uma história (não começa nem termina "apenas continua)....
A personagem principal busca em si mesma sua identidade e as razões de sentir, VIVER e amar.


" Fico tão assustada quando percebo que perdi minha formação humana. Não sei se terei uma outra para substituir a perdida.

" Tua mão desconhecida e quente está sendo minha única íntima organização, eu que sem a tua mão me sentiria agora solta no tamanho enorme que descobri.

" Viver não é coragem, saber que se vive é a coragem!

" Até que ponto agora eu havia inventado um destino, vivendo no entanto subterraneamente de outro?

" A vida é tão contínua que nós a dividimos em etapas, e uma delas chamamos de morte. Eu sempre estivera em vida, pouco importa que não eu propriamente dita, não isso a que me convenci chamar de eu. Sempre estive em vida.

" Todo caso de loucura é que alguma coisa voltou. Os processos, eles não são possuídos pelo que vem, mas pelo que volta.

" Não vou fazer nada por ti porque não sei mais o sentido do amor como antes eu pensava que sabia. Também do que eu pensava sobre o amor, também disso estou me despedindo, já quase não sei mais o que é, já não me lembro.

" Estou tentando te dizer de como cheguei ao neutro e ao inexpressivo de mim. Não sei se estou entendendo o que falo, estou sentindo - e receio muito o sentir, pois sentir é apenas um dos estilos de ser. No entanto atravessarei o mormaço estupefato que se incha do nada e terei que entender o neutro com o sentir

" Quando se realiza o viver pergunta-se: era só isto? E a resposta é: naõ é só isto, é EXATAMENTE isto!

" Nem todos chegam a fracassar porque é tão trabalhoso, é preciso antes subir penosamente até enfim atingir a altura de poder cair - só posso alcançar a despersonalidade da mudez se eu antes tiver construído toda uma voz.

"DE MEU LADO A SER EXPOSTO FIZ O MEU AVESSO IGNORADO"


Um comentário: